Trabalhadores de construção civil precisam contar com EPIs (Equipamentos de proteção individual) durante o seu trabalho. Isso porque estão expostos a uma série de riscos, que precisam ser atenuados para evitar acidentes ou, mesmo, o surgimento de doenças derivadas de sua função. A proteção dos pés, por exemplo, não pode ser negligenciada. É para isso que existem vários tipos de calçados de segurança.

Calçado de segurança não é uma peça única. Existem diversos tipos no mercado, e o mais importante é identificar o ideal para a sua necessidade, aquele que vai atenuar todos os riscos existentes no ambiente ao qual o trabalhador está exposto. Para ajudá-lo a escolher, segue uma breve listagem dos principais.

Se você deseja conhecer melhor quais os principais tipos de calçados de segurança, continue lendo. Preparamos um post especial sobre o assunto. 

A NR6 e os riscos do não uso do calçado de segurança

É comum que, na construção civil, o trabalhador precise lidar com ferramentas e materiais pesados. A todo momento, tais itens estão sujeitos a escapar de suas mãos e cair sobre os pés. Quando se usa um calçado com biqueira de segurança, essa queda é praticamente um evento comum do dia a dia, não resultando em quaisquer danos ou ferimentos.

O resultado poderia ser bem diferente se ele não estivesse usando o calçado adequado. Por isso, foi criada uma norma regulamentadora, a NR6, que versa sobre o assunto. Segundo essa norma, cabe ao empregador oferecer o calçado de segurança necessário e conscientizar o trabalhador da importância do seu uso.

O descumprimento de tais premissas pode resultar em multas ou, na pior das hipóteses, acidentes de trabalho. Além disso, escolher o calçado adequado e adquiri-lo em uma empresa certificada é essencial para garantir qualidade e eficiência.

Outro fator que determina a necessidade do calçado é muitas construções demandarem o uso constante de água. Já imaginou o que acontece quando alguém permanece o dia todo com os pés molhados, diariamente?

Por essa razão, calçados impermeáveis são os mais indicados para evitar o contato direto, seja com a água, seja com outras substâncias misturadas a ela, que poderiam causar graves danos à pele. É por essas e outras razões que os calçados de segurança são obrigatórios. 

Cuidados ao adquirir seu calçado de segurança

Como se pode ver, há leis que exigem o uso dos calçados adequados em diferentes tipos de ambientes, como na construção civil. O trabalhador não pode simplesmente utilizar um tênis ou qualquer calçado fechado para desempenhar suas funções, ele precisa de itens específicos. É por isso que você também deve ter certos cuidados ao adquirir tais itens. 

O ideal é buscar um fornecedor especializado, a fim de ter acesso a itens de qualidade e certificados. Além disso, você pode contar com orientação quanto ao que escolher de acordo com as necessidades da sua empresa. Assim, você evita problemas com a fiscalização e ainda zela pela segurança, integridade e qualidade de vida daqueles que se dedicam diariamente à sua empresa.

Principais tipos de calçados de segurança

1. Botina

A botina de couro oferece alta proteção para os pés durante o trabalho. O solado costuma ser em polipropileno, e elas protegem o pé da penetração da água, já que são impermeáveis.

Na construção civil, é comum que o trabalhador fique exposto a ambientes molhados, o que pode se tornar prejudicial a longo prazo. Nesse caso, trata-se de uma forma de manter os pés secos. Além disso, a sola costuma segurar bem os impactos, para que estes não acarretem problemas à coluna do trabalhador.

A biqueira de aço não deixa de ser uma opção para proteger as pontas dos pés da possível queda de objetos, mas ela vem sendo substituída pela biqueira de polipropileno, que além de mais leve, não é condutiva. Aliás, existem botinas confeccionadas totalmente sem metal ou quaisquer componentes que conduzam eletricidade.

2. Coturno

O coturno de segurança normalmente é confeccionado em couro e oferece uma resistência e durabilidade que podem ser maiores que a botina. A biqueira também segue os mesmos preceitos de proteção contra queda de objetos. Trata-se de uma forma de manter os pés protegidos durante trabalhos mais pesados. 

Outra questão importante é o estilo. Existem hoje opções que, além de protetivas, são esteticamente agradáveis, com uma variedade de cores e formas que permitem estabelecer segurança e estilo durante o trabalho. No caso do coturno, eles costumam ser forrados internamente, o que também significa que trata-se de um calçado confortável. 

3. Bota de PVC

As botas, confeccionadas totalmente em PVC, têm como principal objetivo proteger os pés do trabalhador em ocasiões nas quais os riscos são considerados leves.

Além de serem totalmente impermeáveis e de fácil higienização, elas apresentam solado antiderrapante, o que também previne o risco de escorregões, seja devido aos deslocamentos, seja por conta do chão úmido ou com resíduos do material de trabalho.

As botas de PVC contam, inclusive, com uma variável indicada para uso em locais refrigerados (não é o caso da construção civil). As botas usadas por trabalhadores em frigoríficos, por exemplo, são forradas com lã, o que significa que os pés serão mantidos aquecidos. A impermeabilidade fica por conta do próprio material externo. 

4. Sapato de segurança

Alguns serviços mais leves têm suas necessidades de segurança supridas pelo uso de sapatos de segurança. Sua vantagem é que são confortáveis e ideais para trabalhos que exigem locomoções constantes. O contato com agentes contaminados é evitado, e o solado ainda é antiderrapante, o que evita também os riscos de quedas e escorregões. 

Na construção civil, nem sempre são os mais indicados, visto que se trata de um serviço mais pesado e que expõe o profissional a diversos outros riscos. Normalmente, o seu uso ocorre em cozinhas industriais, laboratórios, e outros setores que colocam o trabalhador em contato com agentes químicos.  

Esses que citamos são apenas os principais tipos de calçados de segurança. Cabe a você escolher uma loja especializada e adquirir os itens, que são essenciais para a segurança dos seus colaboradores. 

Se você está a procura de um fornecedor, conheça nossas opções em calçados de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *