7 razões pelas quais é indispensável usar EPI de proteção visual

Sem categoria

Zelar pela saúde e integridade dos colaboradores é uma questão de suma importância para todo empregador. Existem diversas medidas e dispositivos que auxiliam nesse aspecto. Um bom exemplo é o EPI de proteção visual. Trata-se de uma forma de preservar a saúde visual das pessoas, ainda que as condições de trabalho ofereçam riscos nesse aspecto.

Normalmente, esses EPIs aparecem em forma de óculos e máscaras, fabricados a partir de materiais resistentes a impactos, resíduos ou luminosidade. Outro aspecto importante é escolher o dispositivo correto para cada aplicação e necessidade. Sendo assim, colaboradores que atuam expostos a respingos, cavacos, ou mesmo gases (como no caso da solda) devem usar dispositivos de proteção visual. Assim, evitarão que as consequências sejam sentidas mais tarde e se tornem eventos de difícil solução.

Se você deseja entender melhor as razões pelas quais tais equipamentos devem ser usados, continue lendo. Listamos abaixo algumas das principais.

1. Reduzir os riscos

Trabalhar em uma função que não é favorável à saúde visual não significa que o indivíduo esteja fadado a sofrer de males e enfermidades dos olhos. Hoje em dia, existem meios de evitar as lesões por contato ou mesmo a perda visual progressiva. Entretanto, para que tal prevenção seja, de fato, efetiva, é importante conscientizar os seus colaboradores sobre a importância do uso dos EPIs corretos para a realização de cada trabalho.

Além disso, a equipe precisa estar consciente da necessidade e da importância do uso de tais dispositivos. Eles não devem ser encarados como uma mera exigência da empresa, mas como peça fundamental para a segurança no trabalho e uma forma de a empresa valorizar a saúde daqueles que nela atuam.

2. Bloquear respingos de líquidos

Pessoas que lidam com quaisquer tipos de líquido no ambiente de trabalho devem proteger os olhos. Isso porque o contato de certas substâncias aquosas com os olhos (seja pelo nível de contaminação ou pela quantidade) pode ser prejudicial à saúde visual.

E não estamos falando apenas de exposição contínua. Ainda que o contato com tais líquidos aconteça por um breve período, a medida não deve ser negligenciada. Lembre-se de que um segundo é suficiente para que algo espirre ou caia sobre os olhos do colaborador, trazendo consequências que podem ser graves e irreversíveis. Melhor prevenir.

3. Evitar lesões

Outra situação que requer o uso de proteção visual é aquela que torna o trabalhador suscetível a cavacos e pedaços dos mais variados materiais. Construtores são um bom exemplo dessa classe. Eles estão em contato constante com entulho e, muitas vezes, precisam utilizar um martelo para quebrar paredes, chão e outras estruturas. Os riscos de que pedras espirrem em seus olhos é grande, portanto.

E isso não se resume a quem lida diariamente com tais cavacos. Vidraceiros, por exemplo, estão expostos a um material altamente sensível: o vidro. É importante ter em mente que, a qualquer momento, as peças de vidro podem se estilhaçar, e um simples contato com os olhos pode causar sérias lesões.

4. Impedir o excesso de luminosidade

Há profissionais que atuam em contato direto com ambientes luminosos demais e, consequentemente, prejudiciais à visão. Soldadores, por exemplo, se observarem as faíscas da solda a olho nu, podem sofrer perda progressiva da visão com o passar do tempo.

Tal questão se aplica também a outras máquinas que emitem sinais de luz que atingem diretamente os olhos de quem as opera. Já no caso de profissionais expostos ao computador, o uso de telas mais escuras pode ser suficiente para preservar a visão dos riscos oferecidos pela luminosidade.

5. Proteger contra produtos químicos

Outra classe de profissionais que não pode dispensar o EPI de proteção visual são os químicos. Por atuarem em contato direto com substâncias tóxicas, os olhos precisam de especial proteção. Existem alguns produtos que não devem entrar em contato direto nem mesmo com a pele, o que dizer, então, dos olhos, que são, inevitavelmente, mais sensíveis?

Assim, é indispensável o uso de óculos ou mesmo máscaras para que tais substâncias, ainda que vazem dos frascos, não entrem jamais em contato com os olhos. O trabalho em laboratórios e experimentos são bons exemplos de situações que exigem o uso desse tipo de equipamento de proteção.

6. Barrar a entrada de poeira

Se considerarmos a função de construtores, por exemplo, concluiremos que há profissionais que trabalham expostos à poeira excessiva. Ela pode ser derivada de cimento, areia, entulho ou, até mesmo, de locais que estão fechados há muito tempo. Essa poeira pode se tornar prejudicial aos olhos, e é importante protegê-los desse contato.

Sendo assim, além de todas as outras questões e necessidades de EPIs na construção civil, os óculos são uma outra exigência que precisa ser levada em conta. Também é preciso avaliar a necessidade de uso de tal proteção para profissionais que atuam com madeiras ou outros materiais que possam produzir poeira.

7. Aumentar a segurança

Quando falamos em proteção visual, não vale a premissa de que um conhecido trabalhou anos em condições semelhantes e nunca sofreu nenhum acidente. A prevenção é a melhor solução para zelar pela saúde dos seus colaboradores, ainda mais quando se trata de uma parte do corpo tão sensível como os olhos.

A perda visual costuma ser irreversível, e a única solução é, portanto, evitá-la. Ainda que os riscos de acidentes com os olhos sejam considerados baixos, os óculos ou máscaras devem ser considerados uma barreira a mais, uma forma de garantir a proteção em seu mais elevado nível. E também não devemos nos esquecer de aliá-lo a outras condutas e procedimentos que ajudam a garantir a segurança.

Não basta exigir o uso de EPI de proteção visual: é importante conscientizar os seus colaboradores da importância do seu uso correto e dos cuidados que devem ser tomados para higienizá-los e guardá-los após o uso. Além disso, é importante pesquisar sobre o fornecedor, de modo a adquirir apenas itens de qualidade, que contarão com boa durabilidade e oferecerão, de fato, a proteção necessária.

Se você está em busca dessa qualidade, clique aqui e conheça a linha de produtos Contuflex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *