O colete refletivo é um equipamento utilizado por funcionários de empresas para sinalizar ambientes de trabalho com pouca visibilidade e uma iluminação inadequada. O intuito é evitar acidentes, pois se trata de uma vestimenta com elementos que se destacam quando são iluminados pelas luzes dos veículos, indicando a presença de pessoas no local.

Esse equipamento de proteção é indicado justamente para lugares de má visibilidade. Presume-se que, com o uso de tal vestimenta, o trabalhador seja visto a uma distância de até 300 metros — sem o seu uso, o colete pode ser avistado de 65 metros apenas.

No conteúdo a seguir, você vai aprender mais sobre o também chamado colete sinalizador refletivo, seu uso, para que serve e em quais casos é obrigatório. Interessou-se pelo assunto e quer tirar suas dúvidas? Continue a leitura, pois vamos esclarecer tudo para você!

O que é o colete refletivo?

De uso obrigatório não somente pelas empresas, mas também por motoristas em alguns casos, o colete refletivo é indicado ainda para evitar riscos à noite e prevenir atropelamentos. Quando um motorista precisa trocar o pneu do seu veículo em vias com pouca iluminação, por exemplo, a adoção desse equipamento é muito importante.

Nos trabalhos noturnos ou em ruas de grande movimentação, utilizar essa vestimenta pode prevenir muitos acidentes também. Companhias que contam com um local de trabalho de pouca visibilidade e má iluminação precisam conhecer quais EPIs são necessários para resguardar seus funcionários.

Para que o colete possa ser eficiente e oferecer a segurança devida, é indispensável que siga os padrões da Norma NBR 15292. Ela dispõe sobre as maneiras de aumentar a segurança do trabalhador, principalmente daqueles que atuam em vias públicas.

Entre as instruções nela contidas, as vestimentas de alta visibilidade (como o colete refletivo abordado) são consideradas medidas de proteção que proporcionam uma maior visualização dos usuários em meio ao ambiente no qual estão inseridos.

Para quais profissões seu uso é obrigatório?

A utilização do colete refletivo é obrigatória para os trabalhadores que atuam em ambientes com presença de neblina, fumaça, névoa e outras características que tornem a visibilidade de terceiros prejudicada. Os agentes que atuam no trânsito também necessitam usar esse equipamento.

Outros exemplos são os bombeiros, que adotam a tecnologia refletiva em seus uniformes de trabalho. Já o colete de sinalização é o preferido dos profissionais que executam a instalação e/ou manutenção das sinalizações das ruas, incluindo os fiscais de trânsito e todos aqueles que atuam no asfaltamento de vias.

Além disso, sempre que estiverem realizando algum tipo de reparo nas redes elétricas, nos postes das ruas ou avenidas da cidade e em áreas rurais, os eletricistas são obrigados a usar o colete como equipamento de proteção individual.

Outras categorias, como os técnicos em telefonia, também não podem abrir mão desse dispositivo. Recentemente, os motociclistas passaram a utilizar a vestimenta como forma de proteção e resguardo da saúde física.

Quando o colete refletivo deve ser utilizado?

Já se sabe que essa vestimenta não deve ser utilizada somente em ambientes com iluminação baixa, sendo de extrema importância também durante o dia. Isso porque suas cores vibrantes e faixas reflexivas ajudam a identificar os trabalhadores.

Segundo a NBR 15292, algumas situações específicas requerem o uso obrigatório do colete refletivo. Vejamos:

  • locais em que exista um tráfego intenso de veículos;
  • locais onde veículos circulem em alta velocidade;
  • locais que tenham condições climáticas adversas, como fumaça, neblina, chuva etc.;
  • locais que têm baixa luminosidade e visibilidade;
  • qualquer atividade que exponha o trabalhador a riscos.

O que deve conter o colete refletivo?

É importante seguir o que a NBR 15292 diz. Para ter certeza quanto à segurança do produto, o acessório deve ser fabricado com tecido fluorescente, dentro das três cores determinadas pela norma. A saber:

  • amarelo esverdeado fluorescente;
  • vermelho alaranjado fluorescente;
  • vermelho fluorescente.

A preocupação em adquirir produtos confiáveis e com preços acessíveis se faz presente entre as empresas. Quando o assunto é segurança, todo cuidado é importante. A integridade física dos funcionários merece atenção e, por esse motivo, é essencial a escolha de um fornecedor experiente para assegurar que os clientes tenham bons equipamentos e materiais de qualidade.

Qual é a relação dos equipamentos de proteção individual com o colete refletivo?

Entende-se por EPI todo instrumento de uso individual que tenha o intuito de proteger a saúde, evitar lesões e resguardar a integridade física do trabalhador. O acessório é de uso obrigatório e deve ser sempre fornecido pelo empregador, segundo aquilo disposto na Norma Regulamentadora número 6 (NR 6).

Pelo conceito acima, é possível deduzir que o colete refletivo seja considerado um EPI. Todavia, só pode ser denominado como tal o equipamento que contém a certificação oficial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de cada estado.

Sendo assim, o equipamento será chamado de EPI apenas se tiver o certificado — que recebe o nome de Certificado de Aprovação (CA). Mas vale lembrar que, embora não tenha essa certificação, a vestimenta refletiva é um equipamento de uso obrigatório pelos trabalhadores.

Mesmo não sendo considerada um EPI, ela é de responsabilidade do empregador. A empresa, por sua vez, deve fornecê-la a seus trabalhadores para que obtenham uma proteção completa e preservem sua integridade física.

Podemos citar ainda que a instituição empregadora está sujeita a multas e encargos nos casos em que não cumprir com as normas de segurança do trabalho. Isso inclui a ausência do colete refletivo.

Por fim, a veracidade que o empregador deve passar aos colaboradores em relação à qualidade de seus EPIs e aos demais equipamentos de proteção é, sem dúvida, a principal preocupação que aflige o consumidor na hora de comprá-los.

Ciente disso, a Contuflex EPI conta com produtos de qualidade e preços acessíveis para proporcionar a você mais segurança junto a seus colaboradores. Buscamos pela excelência no mercado há mais de 20 anos e queremos convidá-lo a conhecer nossa estrutura online!

Quer saber mais sobre nossos equipamentos de proteção, se certificar da qualidade dos produtos oferecidos e adquirir um colete refletivo? Então, entre em contato conosco, pois estamos prontos para atendê-lo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *