Adquirir itens de segurança para os colaboradores da sua empresa nem sempre é tarefa fácil. Pode ser que você se sinta um pouco inseguro quanto à real eficiência dos produtos que pensa em implantar. Assim, comprar EPI em SP pode se tornar um verdadeiro problema, se você não souber exatamente quais quesitos precisam ser analisados. 

Sim, porque quando falamos em segurança, comprar no local mais barato pode nem sempre ser uma boa escolha. Isso também não significa que você deva optar sempre pelo mais caro. É importante encontrar o equilíbrio entre o custo e o benefício do local onde você pensa em fechar a compra. Assim, existem alguns itens essenciais que precisam ser considerados.

Se você não sabe exatamente quais são esses itens, mas preza pela saúde e segurança dos seus colaboradores, continue lendo. Listamos abaixo alguns dos principais. 

1. Mensurar a quantidade necessária

EPIs devem ser comprados em número suficiente, nem muito acima e nem abaixo das necessidades do seu pessoal. É importante lembrar de que você deve manter uma quantidade reserva, para caso de problemas ou perdas de equipamentos, mas isso não deve ser motivo para ficar com um grande número parado na sua empresa. 

Além disso, você precisa considerar a orientação ao seu pessoal. Todos devem se conscientizar não só da importância do uso dos EPIs, mas também do dever que cada um tem de conservar seus equipamentos. Mantê-los sempre no local indicado e realizar a higienização com cuidado após o uso são apenas algumas das premissas básicas que devem ser seguidas por todos os usuários. 

2. Verificar o prazo de entrega

Normalmente, quando uma empresa compra EPIs para seus colaboradores, os mesmos já precisam ser usados de imediato. Como falamos no item acima, é claro que você contará sempre com uma quantidade reserva, mas também não é possível esperar muito tempo para que a sua compra seja entregue. 

Vamos imaginar que você está conversando com dois fornecedores, que contam com a mesma qualidade e certificação. Um deles tem preço mais baixo, ao mesmo tempo em que o prazo de entrega está em torno de 40 dias. O outro, embora apresente preços maiores, consegue entregar a mercadoria em uma semana. Será que vale a pena pagar mais barato e colocar a segurança dos seus colaboradores em risco por tanto tempo?

3. Pesquisar fornecedores consolidados no mercado

Qual o nível de confiabilidade do fornecedor no qual você pensa em adquirir seus EPIs? Ele está consolidado no mercado ou abriu na semana passada? Não estamos dizendo que lojas novas não inspiram confiança, mas você precisa conhecer a procedência dos itens. Assim, fica mais fácil obter referências de fontes confiáveis quanto à idoneidade e eficiência do fornecedor. 

Sempre que pesquisar por um possível fornecedor, procure saber há quanto tempo ele atua nesse nicho do mercado, a sua reputação (pode ser verificada em sites de reclamações como o Reclame Aqui) e quem são os seus principais clientes. Uma empresa que já tem um tempo de mercado, quase não apresenta reclamações e está habituada a atender grandes companhias certamente trará a confiabilidade que você precisa para cuidar da segurança na sua fábrica. 

4. Comprar produtos certificados

Os EPIs que você pensa em comprar têm certificado de qualidade? Eles atendem às normas reguladoras que dizem respeito à sua eficiência? Aqui vale, mais uma vez, frisar a importância de um produto que conta com selo de qualidade. O fornecedor deve garantir a eficiência e a durabilidade do produto para que você não tenha problemas futuros. 

Itens sem certificação podem não oferecer a segurança necessária e, em caso de problemas, você não terá nem para quem reclamar, já que não existe um órgão responsável que garanta a sua qualidade. Assim, ainda que isso implique pagar um pouco mais caro, jamais abra mão de um produto certificado e com eficiência garantida pelos órgãos competentes. 

5. Estar atento às inovações e lançamentos

Segurança no trabalho é algo que soa como padrão. Embora hoje em dia as empresas e os colaboradores pareçam estar mais atentos à questão da segurança, parece que os itens necessários são sempre os mesmos, certo? Errado! Apesar de o conceito ser sempre o mesmo, existem lançamentos e inovações no mercado que não devem ser ignorados. 

Quer exemplos? Alguns trabalhos exigem o uso de óculos de proteção. Você pode procurar pelos mais modernos, que oferecem alguma característica extra, por exemplo. O trabalho em altura demanda o uso de cintas e talabarte. Você pode escolher aqueles que apresentam as mais modernas tecnologias no que diz respeito ao travamento. Assim funciona para os demais itens. 

6. Analisar a relação entre custo e benefício da compra

Como já dissemos, quem opta pelo mais barato nem sempre faz uma boa escolha. Isso porque o preço não deve ser fator determinante na hora de optar por um ou outro fornecedor. É claro que você também não precisa ir diretamente ao mais caro, acreditando assim que está comprando qualidade. Preço alto nem sempre é sinônimo de qualidade. 

O ideal é encontrar o equilíbrio e evitar ir a um extremo. Resumindo: não escolha pelo preço. Este deve ser considerado, é claro, já que o planejamento financeiro da sua empresa também é importante. Entretanto, a qualidade, a certificação e a procedência dos itens têm um peso muito maior.

Você pode comparar os valores entre fornecedores, desde que a qualidade tenha sido previamente avaliada. Escolher o mais barato é até aceitável, desde que os fornecedores envolvidos estejam no mesmo patamar de qualidade. Essa sim é uma forma inteligente de avaliar o custo-benefício de um produto. 

Como se pôde ver, comprar EPI em SP com qualidade e segurança é possível, desde que você esteja disposto a avaliar alguns quesitos e procurar por um fornecedor que realmente ofereça garantia e confiabilidade. Tal análise não deve ser entendida como perda de tempo, mas como uma forma de otimizar suas compras e o bem-estar e qualidade de vida daqueles que se dedicam à sua empresa. 

Se você está a procura de um fornecedor, entre em contato conosco e conheça nossos produtos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *