Sabemos que a construção civil é uma área em que ocorrem muitos acidentes periodicamente. Portanto, quando o assunto é segurança, todo o cuidado é pouco. Por esse motivo, é tão importante o uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI para evitar incidentes e garantir a integridade dos trabalhadores.

Todo artefato ou instrumento de uso individual que tem o intuito de proteger a saúde, evitar lesões e resguardar a integridade física do trabalhador é considerado um EPI. Eles são de uso obrigatório e devem ser fornecidos sempre pelo empregador, de maneira gratuita, com base na função e no risco a que cada colaborador se submete dentro da empresa.

Se interessou sobre a segurança nas construções civis? Quer saber quais são os principais Equipamentos de Proteção Individual utilizados nas obras? Então, acompanhe este post que vamos esclarecer tudo para você!

Qual a importância dos EPIs na segurança dos trabalhadores?

Conforme já dito antes, é obrigação da empresa fornecer os Equipamentos de Proteção Individual para os funcionários, gratuitamente. Além disso, é responsabilidade dela zelar pelo perfeito estado de conservação desses materiais, oferecendo-os em pleno funcionamento.

Por sua vez, o trabalhador é responsável pelo bom uso e a conservação dos seus EPIs, seguindo as orientações da empresa quanto à utilização e armazenamento dos equipamentos. Também é dever do trabalhador comunicar à empresa qualquer defeito que torne o equipamento inviável para o uso, resguardando assim a sua segurança física.

É indiscutível que o uso adequado dos EPIs na construção civil previne os acidentes e promove a segurança no trabalho. Por isso, eles são tão importantes. A empresa deve sempre verificar se seus profissionais estão utilizando-os da maneira correta, oferecendo treinamentos e orientações para prevenir os riscos. Tais condutas também ajudam o empregador a se resguardar em caso de futuros problemas com a justiça trabalhista.

Acerca desse assunto, a Norma Regulamentadora n° 6 – NR6, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, discorre exatamente a respeito da importância do uso dos EPIs e enumera quais são os principais equipamentos utilizados na construção civil. (assunto que será tratado abaixo). Ressalta ainda que o empregador deve ser responsável pela higiene e pela manutenção periódica dos materiais utilizados.

Quais os principais equipamentos de proteção individual que devem ser usados em uma obra?

A seguir, vamos apresentar quais EPIs não devem ser deixados de lado em sua obra e mostrar a importância de cada um deles. Acompanhe.

1. Capacete de segurança

O capacete é utilizado a fim de oferecer proteção para a cabeça contra os impactos, colisões e choques elétricos causados pela queda de objetos e/ou materiais que integram a obra.

2. Óculos de segurança

Esse item protege os olhos contra os impactos de partículas em projeção, luminosidades intensas e radiações ultravioletas e infravermelhas. Também é útil para que o trabalhador não seja atingido por materiais fragmentados, como madeira, ferro, respingos de produtos ácidos, cáusticos etc.

3. Protetor auditivo

É usado para controlar a exposição aos ruídos sonoros que a curto, médio ou longo prazo são capazes de prejudicar a audição do trabalhador. Esses protetores resguardam o colaborador contra os níveis de pressão sonora acima de 85 decibéis para 8 horas de trabalho.

4. Calçado de segurança

Traz segurança para os pés contra as perfurações causadas por quedas de objetos, pregos ou outros instrumentos perfurocortantes. Evita ainda que o trabalhador escorregue e seja vítima de lesões mais graves. Além disso, exerce proteção contra os ataques oriundos da energia elétrica.

5. Luvas de raspa

Protegem as mãos e garantem segurança e alta resistência para as atividades de carga e descarga, bem como evitam o contato com agentes corrosivos. Ela são muito usadas em trabalhos que envolvem riscos de cortes, lesões e carregamentos de ferros e vergalhões.  

6. Máscara para poeira

Essa máscara oferece proteção contra as poeiras oriundas do corte de tijolos, madeiras, cerâmicas etc. Traz conforto e higiene para as vias respiratórias.

7. Máscara para produtos químicos

É utilizada principalmente pelos trabalhadores da betoneira para a proteção contra o pó de cimento. Também é usada para proteger o colaborador contra os químicos da pintura.  

8. Uniforme profissional

Tem o objetivo de proteger o tronco de acidentes de origem mecânicas, radioativas e térmicas. Além disso, oferece proteção contra a umidade proveniente do uso da água. 

9. Luvas de látex

É usada por pedreiros para evitar o contato com a argamassa, o cimento e outros produtos manuseados por eles. O único ponto negativo desse EPI é a sua baixa resistência, pois o material é frágil.

Por que o protetor solar é considerado essencial? 

Apesar de não ser considerado um EPI, o protetor solar não pode ser dispensado. Isso porque as normas de segurança não exigem apenas que sejam utilizados os Equipamentos de Proteção Individual, mas sim que sejam adotadas medidas de proteção aos trabalhadores.

Dessa forma, por proteger contra os raios solares, o uso do protetor solar é uma recomendação que deve ser executada.

Por que é importante encontrar um bom fornecedor?

Conforme demonstramos, são vários os EPIs utilizados em um campo de obras e que garantem a segurança física e resguardam a saúde dos profissionais. Por isso, a escolha de um bom fornecedor é fundamental para que os trabalhadores tenham materiais de qualidade e bons equipamentos.   

Uma vez que os equipamentos de trabalho asseguram a proteção dos empregados em situações de perigos, é importante contar com um fornecedor que tenha bons produtos. Materiais de qualidade e itens variáveis com preços acessíveis são desejos de todos os compradores

Acima de tudo, a confiança que a empresa deve passar aos seus trabalhadores acerca da autenticidade dos EPIs, sem dúvida, é a principal preocupação do empreendedor na hora de comprar seus equipamentos.

Sabendo disso, a Contuflex conta com produtos de qualidade e com preços acessíveis para proporcionar a você segurança junto aos seus colaboradores. Temos excelência no mercado há mais de 20 anos e podemos ser o fornecedor ideal que você tanto procura!

Quer saber mais sobre os nossos Equipamentos de Proteção Individual e certificar-se da qualidade de nossos produtos? Então, entre em contato conosco, estamos prontos para atendê-lo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *