Precisando de EPIs? Veja como comprar com segurança pela internet

Sem categoria

Com o objetivo de que o negócio ofereça a segurança necessária aos seus profissionais, existe a necessidade de fazer inicialmente um mapeamento de riscos. Esse processo visa entender quais são os principais perigos que o colaborador está exposto para que, em seguida, seja possível apresentar as alternativas viáveis.

De acordo com a Norma Regulamentadora 6, é de obrigatoriedade da empresa oferecer os Equipamentos de Proteção Individual, além de trazer informações relevantes para que o colaborador entenda como manuseá-lo e conservá-lo.

Uma das opções para o negócio, que facilita a vida do gestor no que diz respeito a essa questão, está em adquirir os equipamentos online. No entanto, como comprar esse tipo de item com segurança pela internet? Para usufruir de todas as facilidades dessa etapa do processo, como a comodidade e a praticidade, confira este post e tire suas dúvidas!

Entenda sobre a reputação do fornecedor

Sempre que for adquirir algum tipo de produto ao seu negócio, é preciso entender sobre a reputação do fornecedor pesquisado. Isso contribui para que a parceria seja efetiva, bem como garanta a integridade de seus profissionais no que diz respeito aos riscos do trabalho.

Algo que pode ser ideal nesse sentido é buscar por referências de empresas que também adquirem EPIs por meio da internet ou até mesmo buscar recomendações em canais próprios para isso.

Hoje, há muitos sites em que as pessoas podem compartilhar as suas experiências, de modo que você avalie se há ou não reclamações sobre a idoneidade daquela organização. Além disso, é preciso que você entenda qual é a tradição daquele fornecedor no próprio mercado de EPIs. Por essa razão, avalie alguns aspectos no feedback de outros clientes, como:

  • valores;
  • custo-benefício;
  • pós-vendas;
  • qualidade;
  • assistência, entre outros.

Saiba mais sobre a qualidade dos equipamentos

Avaliar a qualidade dos equipamentos vendidos pelos fornecedores é algo que não deve ser deixado de lado, especialmente quando se trata de segurança do trabalho. Conforme abordado, existem especificidades da Norma Regulamentadora que devem ser seguidas pelas organizações. Não basta apenas oferecer os equipamentos aos seus profissionais, é preciso que eles tenham certificações e de fato ofereçam a proteção necessária para o seu ramo de atuação.

Por essa razão, sempre busque por empresas que cumpram esses requisitos, além de entender sobre a durabilidade dos equipamentos no momento de adquirir esse tipo de produto por meio da internet.

Avalie o custo-benefício

A pesquisa de preços dos Equipamentos de Proteção Individual é importante, mas o negócio não pode se prender a isso. Afinal, se trata de uma legislação que tem exigências claras, que gera comprometimentos à segurança da própria organização caso sejam adquiridos materiais que não tenham nenhuma qualidade — apenas pelo valor mais em conta.

Além disso, para quem deseja comprar com segurança pela internet, é preciso desconfiar de empresas que forneçam esses materiais por um preço muito abaixo do mercado. É aquela velha história de que o barato pode sair caro, concorda? Aqui, o ideal é que seja um fator de desempate. Caso tenha dois fornecedores que sejam de qualidade e com reputação no mercado, opte por aquele que traga melhores condições.

Verifique o Certificado de Aprovação (CA)

Essa é uma etapa que deve ser avaliada tanto para quem for adquirir os Equipamentos de Proteção Individual pela internet quanto em lojas físicas. O Certificado de Aprovação é um documento expedido pelo governo que garante justamente que aquele item conta com qualidade e com as funcionalidades necessárias para a segurança de seus profissionais.

De acordo com a Norma Regulamentadora, todo EPI, seja importado, seja de fabricação nacional, só pode ser disponibilizado para o mercado quando tiver a indicação de seu CA. Qual é a real necessidade dessa aprovação?

Para que haja de fato a certeza de que aquele material vai contribuir para preservar a integridade dos colaboradores, ele precisa ser submetido a testes específicos com o segmento em que ele se enquadra. Somente assim é possível trazer a garantia de que a sua principal função será cumprida dentro da organização, sendo permitida a venda.

Tenha atenção quanto aos seus dados

Para comprar pela internet, muitas vezes você disponibiliza dados com o objetivo de prosseguir com o negócio. No entanto, esteja atento ao fornecer essas informações, especialmente em sites cuja empresa não apresenta tantas garantias de segurança.

Ao seguir com os passos anteriores, certamente não haverá riscos para que você possa finalizar a compra. Aqui, vale uma dica: jamais revele a senha de seu cartão de crédito. Afinal, nenhuma empresa que oferece produtos online pede essa informação, pois apenas a data de validade e os números registrados são suficientes para que o negócio seja feito.

Entenda sobre o prazo de entrega

Ao pesquisar por EPIs pela internet e analisar os atributos daquele fornecedor específico, avalie qual será o prazo de entrega dos produtos adquiridos. Especialmente os materiais que dizem respeito à segurança do trabalho, é preciso oferecer aos colaboradores os itens de imediato, uma vez que a sua integridade deve ser uma das prioridades de qualquer gestão.

É preciso que a sua organização sempre tenha itens ao dispôr de seus funcionários, mas não é vantajoso optar por um fornecedor que vai fornecer um prazo muito grande para a entrega desses produtos, concorda?

Prefira por empresas que estão de olho nos lançamentos do mercado

Por fim, ao adquirir Equipamentos de Proteção Individual pela internet, prefira por aqueles fornecedores que estão de olho nos lançamentos do mercado. Mesmo se tratando de segurança do trabalho, há aquelas novidades que trazem mais tranquilidade para a empresa no que se refere à integridade dos profissionais.

Os produtos que estão em campanha de lançamento, por exemplo, certamente trazem especificidades que as suas versões anteriores não ofereciam, o que aumenta a credibilidade desses equipamentos.

Neste conteúdo, você pôde observar algumas dicas essenciais de como comprar com segurança na internet. Entre os riscos de fazer uma compra sem antes avaliar essas questões está o fato de que você vai expor os profissionais de seu negócio a riscos desnecessários, o que pode gerar acidentes e, até mesmo, problemas judiciais, uma vez que aquele colaborador poderá acionar a justiça por acreditar que a sua organização foi negligente nesse sentido.

Caso tenha ficado interessado nessas dicas e deseje conhecer um fornecedor de qualidade, confira os produtos da Contuflex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *