Muitas vezes, os trabalhadores se recusam a usar os equipamentos de proteção individual por alegarem certo desconforto. Quando se trata do protetor auricular, então, o número de reclamações parece aumentar.

Os ruídos estão em toda parte no cotidiano das pessoas. No trabalho ou no lazer, por ser o ouvido uma região do corpo muito sensível, barulhos em quantidades excessivas são prejudiciais à saúde da audição. Por esse motivo, principalmente nas construções civis, em que os trabalhadores são expostos a barulhos intensos no seu dia a dia, com diferentes ruídos, zelar pela saúde auditiva é extremamente importante.

Neste artigo, vamos falar sobre a seriedade de se utilizar o protetor auricular e quais são os principais tipos existentes, para que você possa escolher o equipamento ideal para sua empresa. Se interessou? Então, acompanhe a leitura!

O que é o protetor auricular e para que serve?

Os empregados estão sujeitos a contrair algum problema de audição, principalmente aqueles que operam máquinas pesadas nas grandes construções e se expõem a grandes ruídos. No entanto, para preservar seus ouvidos, é essencial usar algum tipo de proteção para esse fim. É aí que o protetor auricular entra em cena.

Considerado um equipamento de proteção individual (EPI), ele é semelhante a um plug e protege o sistema auditivo do trabalhador que atua em ambientes com altos níveis de ruídos. Tem por objetivo preservar e proteger o tímpano dos excessivos barulhos que estejam acima do limite tolerado pela norma, amenizando desconfortos acústicos.

O uso desse equipamento proporciona uma redução significativa dos ruídos para que a jornada de trabalho seja menos desconfortável. Todavia, essa diminuição não deve ser exagerada, ou seja, o protetor não pode prejudicar a comunicação entre os profissionais, tampouco impedir a percepção de alerta do trabalhador no seu ambiente de labor.

A seguir, elencaremos os principais tipos de protetores auriculares, para que você possa eleger o mais compatível com a sua empresa.

Quais os tipos de protetores auriculares?

Conforme já falado, por ser o ouvido uma região muito sensível, no ambiente de trabalho há limites de tolerância dos ruídos, parametrizados para evitar complicações à saúde auditiva. A amplitude do ruído é medida em decibéis (dB) e os limites de tolerância são específicos para cada localidade.

Assim, quando o limite determinado pela norma é ultrapassado, a empresa é obrigada a fornecer o EPI adequado. Portanto, prevenir doenças ocupacionais é tarefa do empregador. Usado corretamente, o protetor auricular também protege contra os ventos fortes, o frio e as chuvas, amenizando os impactos do canal auditivo. Vejamos, a seguir, os principais tipos.

Silicone

Também chamado de protetor de inserção pré-moldado, protege o sistema auditivo do trabalhador. É indicado nos casos em que o empregado precisa usá-lo intermitentemente. É confeccionado em silicone, no formato cônico e tem diâmetros variáveis.

São duradouros e higiênicos, dependendo da sua conservação. Podem ser lavados e reutilizados e têm várias cores que se adaptam ao usuário. Além disso, são vendidos a um preço mais acessível.

Abafadores

São compostos por duas conchas em plástico, revestidas com almofadas de espumas em suas laterais, que entram em contato com o crânio do usuário. Suas almofadas internas podem ser trocadas quando houver desgastes e são equipamentos laváveis.

Protegem os canais auditivos, reduzindo a exposição dos ruídos e barulhos indesejáveis. Devem ser utilizados mediante autorização dos técnicos em segurança do trabalho. As extremidades se ligam por meio de um arco, que se ajusta atrás da cabeça ou atrás do pescoço, dependendo do modelo. Sua vantagem é que não é necessário tirar as luvas para manuseá-lo.

Uma desvantagem é que são mais caros, porém têm uma vida útil longa. Outra curiosidade é que os protetores abafadores são mais adequados em ambientes que manuseiam serras e/ou máquinas que geram muita poeira.

Espuma

Também conhecida como plug, se adapta perfeitamente ao ouvido do usuário. Por ser feito de espuma, é um protetor de inserção moldável e de fácil ajuste no canal auditivo. Todavia, por ser descartável, é indicado para o uso em curtos períodos de tempo.

Tem formato de cone, sua base é plana e a parte do topo é arredondada, o que traz melhor conforto ao trabalhador. É de tamanho único e a sua principal utilidade é para visitas, inspeções e atividades que não demandem muito tempo de uso.

Como fazer a higienização dos protetores auriculares?

Primeiramente, o trabalhador deve mantê-lo sempre limpo e em boas condições de uso. Evite manuseá-lo com as mãos sujas e sempre lave o equipamento com água corrente, até que a sujeira seja retirada como um todo.

Priorize o uso do sabão neutro para limpá-lo. Para o protetor de silicone, é necessário secá-lo com um pano limpo e longe do sol para evitar o ressecamento do material. Após a limpeza, lembre-se sempre de fazer uma inspeção visual no protetor auricular para verificar se ainda está em condições de uso. Em caso negativo, é necessário trocá-lo.

Enfim, para evitar quaisquer tipos de contaminações, a higiene necessita ser realizada com frequência. Essa prática deve ser corriqueira e, para não se esquecer de nada, a seguir, fizemos uma checklist para você:

  • é necessário que a higienização seja feita após cada uso;
  • limpar o instrumento com água corrente;
  • não misturar o equipamento com vestimentas e/ou similares para evitar, assim, qualquer tipo de contaminação;
  • usar o EPI conforme as instruções de treinamento da empresa;
  • guardar o protetor em local limpo e seguro;
  • mantê-lo distante da energia solar.

Exige-se que o protetor auricular propicie conforto e segurança no seu manuseio, por isso a importância de se encontrar um bom fornecedor. Isso proporciona à empresa uma maior credibilidade perante seus funcionários, no que se refere à autenticidade dos equipamentos.

Pensando nisso, a Contuflex conta com produtos de qualidade a preços acessíveis para proporcionar a você uma maior segurança junto aos seus colaboradores. Somos uma empresa especializada, com excelência no mercado há mais de 20 anos e podemos ser o fornecedor ideal de que você tanto pesquisa!

Quer saber mais sobre o protetor auricular e certificar-se da qualidade do nosso produto? Então, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para atender a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *