Quem nunca ouvi uma história sobre colaboradores que se recusam a utilizar os Equipamentos de Proteção Individual adequados para sua função? E quando falamos no protetor auricular tipo plug ou concha, é ainda mais comum ouvir reclamações pelo desconforto e até mesmo a ineficácia destes EPIs. 

Nesse contexto, o profissional de segurança do trabalho precisa encontrar maneiras de acabar com o problema para garantir a saúde auditiva de seus colegas. Afinal, os ouvidos fazem parte de uma região extremamente sensível e o ruído pode afetá-los negativamente, podendo ocasionar até mesmo a perda total da audição. 

Pensando nisso, elaboramos o post de hoje para ensinar tudo (ou quase) o que você precisa saber sobre a proteção auditiva e a utilização de protetores auriculares. Ficou curioso? Então, continue acompanhando! 

Como garantir a proteção auditiva no trabalho?

A prevenção às doenças ocupacionais é um dever e uma tarefa diária dos profissionais de segurança do trabalho. Por isso, a avaliação dos riscos existentes no ambiente laboral deve ser constante. 

Quando falamos em proteção auditiva no trabalho, é imprescindível atenuar os ruídos nocivos para os colaboradores. E a melhor forma de garantir a proteção auditiva é fornecendo os Equipamentos de Proteção Individual adequados para o nível de decibéis de cada local na empresa.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 15, os ruídos de impacto são: “sons que contam com picos de energia acústica de duração menor que 1 segundo”. Também é a NR 15 que estabelece o limite máximo de 130db. 

Dessa forma, é preciso avaliar cada caso individualmente, para identificar qual é o tipo de protetor de ouvido ideal. Lembrando sempre de instruir corretamente as indicações de uso e conservação do Equipamento de Proteção Individual.

Qual é melhor: protetor auricular tipo plug ou concha? 

O principal objetivo de um protetor auricular é diminuir os níveis de ruídos que excedem os limites de tolerância estabelecidos por lei, que variam de acordo com cada caso. No entanto, é importante oferecer o EPI adequado aos níveis de ruído e as preferências do colaborador, para garantir que o protetor de ouvido seja realmente utilizado.

Por isso, não existe uma receita pronta. Os protetores auriculares tipo plug ou concha são indicados para situações distintas. Acompanhe, a seguir, um breve resumo sobre as características exclusivas de cada tipo de protetor de ouvido.

Protetor tipo concha 

Os protetores de ouvido do tipo concha se caracterizam por contar com duas conchas, geralmente de plástico, revestidas por almofadas de espuma. Por ser indicado em situações de ruídos extremos, é um dos tipos de protetor auricular mais conhecidos pelos trabalhadores.

O protetor tipo concha se destaca pela facilidade no manuseio e o tamanho grande, fatores fundamentais para o transporte, utilização e manutenção de um EPI.

A higienização do protetor de ouvido tipo concha é fácil, permitindo que sejam lavados para serem reutilizados por outros colaboradores. Também é possível fazer a troca das almofadas externas e espumas internas com a ajuda do kit de reposição de cada modelo, garantindo a atenuação dos ruídos extremos por longos períodos. 

O protetor de ouvido tipo concha é indicado para atenuar ruídos que estejam acima do nível de 20 decibéis. 

Protetor auricular tipo plug 

Já os protetores auriculares do tipo plug, também chamados de protetores de ouvido de inserção, são modelos consideravelmente menores que o tipo concha. Além disso, o seu nível de proteção é menor e o manuseio é um pouco mais complexo. 

Afinal, é indicado que o colaborador retire qualquer tipo de luva sempre que for colocar e até mesmo retirar o protetor de ouvido. Por se tratar de um EPI de inserção no ouvido, sua limpeza requer mais atenção, assim como seu armazenamento. 

No entanto, é o mais indicado para ruídos mais amenos. O preço menor do que os protetores de ouvido tipo concha também é uma vantagem que merece ser destacada. Os protetores auriculares do tipo plug são indicados para diminuir ruídos acima do nível de 17 decibéis. 

Como fazer a manutenção dos protetores de ouvido?

Independentemente do tipo do protetor — tipo plug ou concha —, a manutenção e preservação são fatores que não devem ser negligenciados. Dessa forma, o profissional de segurança do trabalho deve supervisionar o armazenamento e instruir os colaboradores sobre as indicações de uso de cada EPI.

Entre as principais medidas de higiene está lavar os protetores de ouvido individualmente em água corrente, imediatamente após a utilização.

É importante ressaltar que é indicado evitar o uso de detergente ou sabão e a secagem deve ser feita longe do sol com o auxílio de um pano limpo para evitar o ressecamento do material, especialmente para protetores feitos de silicone.

Quando trocar o protetor de ouvido tipo plug ou concha?

Todo protetor auricular possui um prazo de validade determinado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). É possível consultar o período de validade pelo Certificado de Aprovação (CA).

No entanto, os EPIs comercializados no Brasil não possuem uma especificação de durabilidade em relação ao uso correto do equipamento. Com isso, as condições de preservação e manutenção são fatores importantes para identificar quando trocar o protetor auricular tipo plug ou concha.

O profissional de segurança da empresa sempre deve avaliar o estado de conversação de cada protetor de ouvido constantemente, além de orientar sobre as melhores práticas de utilização e conservação dos EPIs. 

No geral, o protetor de ouvido do tipo concha dura de 6 meses a 3 anos de acordo com as condições de uso e preservação. Já os do tipo plug variam de acordo com o seu material como, por exemplo, o de silicone, que pode durar de 1 mês a 2 anos. 

A melhor forma de garantir a eficácia do protetor de ouvido é orientando os seus usuários sobre sua importância. Como já dizia o antigo dito popular: é melhor prevenir do que remediar! A conscientização é a melhor forma de prevenção contra os riscos no ambiente laboral.

Independentemente da escolha, a empresa deve mostrar que se preocupa com a saúde auditiva de seus funcionários. Por isso, não perca tempo e conheça agora mesmo a nossa linha de protetores de ouvido da Contuflex EPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *